The End of The F***ing World – Review

Daí que seguindo os hypes de series must watch recentes do Netflix eu acabei saindo de Dark e indo para The End of The Fucking World (resumindo, TETFW). E é né, eu assisti tudo.

[Contém spoilers]

A série começa apresentando nosso casal de protagonistas: James, um garoto que se autodeclara um psicopata e a rebelde Alyssa…. que não poderiam ser mais esteriótipos de adolescentes problemáticos com probleminhas familiares e que não conseguem se encaixar na escola/sociedade do que a breve descrição anterior já sugeria. É sério. O James resolve namorar com a Alyssa porque ele quer matar alguém e ela parece uma boa vítima e a Alyssa começa a namorar com ele porque ela acha que ele não é igual aos outros. E depois eles se beijam sem emoção nenhuma. É.

A dupla, cansada de suas vidinhas chatas e sua cidade e famílias horríveis resolve fugir numa jornada inicialmente sem rumo em busca de um lugar melhor. Aos poucos, o seriado mostra que o mundo real não é exatamente como uma história adolescente e pessoas ruins e ações ruins são de fato são ruins… ou talvez não. Começando pelo homem que oferece carona pra eles que logo de começo tem uma índole muito questionável ao informar que está indo buscar uma cadelinha que ele irá treinar para briga de cachorros e que acaba recebendo o beneficio da dúvida, James e Alyssa começam a cometer diversos crimes que posteriormente podem ser justificados de alguma forma, seja o homem da cadelinha que se revela um molestador ou o homem da casa que estupra (e muito possivelmente também tortura e mata) garotas e grava numa câmera, bem como tira uma foto polaroid onde escreve o nome da vítima.

 

Mas ai fica o questionamento da série: É justo que ambos roubem a carteira do molestador porque James foi vitima do mesmo? É justo eles terem invadido a casa e matado o homem que tentou estuprar Alyssa e que estuprou+torturou+matou várias outras meninas? É justificável que Alyssa tenha se tornado uma adolescente babaca por conta de seus pais que foram ainda mais babacas com ela desde criança? É justificável que James tenha ficado apático com tudo, sem sentimos como trauma do suicídio de sua mãe? E mesmo em tais condições, foi justo eles fugirem sendo que a mãe de Alyssa ainda se esforçava para tentar ser uma boa mãe e o pai de James foi sempre amável mas não soube como ajudar o filho? Até onde podemos culpar uma pessoa?

Os primeiros três ou quatro episódios são muito chatos com toda a tentativa de James e Alyssa em serem “fora do padrão” e diferentes, chegando a errarem feio o diferentões e caírem direto no… babacas. Mas a trama em si vai ao pouco se desenvolvendo e tomando conta, diminuindo muito a influência… exagerada dos protagonistas e se tornando algo com uma mensagem mais concreta conforme eles vão deixando de serem adolescentes com exterior forte mas interior machucado (e meio vazio) para começarem a agir mais como pessoas normais com altos e baixos, personalidade forte no caso de Alyssa e um jeito mais tímido com James de forma suave que não invalide por completo os traumas e problemas que ambos passaram na vida.

Os questionamentos morais são muito interessantes mas o final da série se torna muito rápido, com diversas informações acumuladas e com uma mensagem talvez não tão clara onde algumas pessoas podem pensar que o final trágico é apenas uma forma de impactar os telespectadores. Talvez James e Alyssa tivessem uma vida feliz juntos e resolvessem suas vidas, talvez não. Talvez o final tenha sido muito injusto com quem assistiu a série vidrado e torcendo pelo casal, talvez tenha sido muito justo considerando a grande quantidade de crimes que ambos cometeram juntos. Mas quem somos nós para julgar?

The End of the Fucking World consegue ser legalzinho, com uma atuação boa e fotografia maravilhosa mas ainda assim passa longe de ser um dos meus seriados preferidos e me pareceu extremamente genérico com várias ideias coladas juntas de outros lugares. Dá certo mas não é tão mindblowing nem impactante nem memorável. Minha parte preferida foi a trilha sonora que é sensacional e combina com cada momento perfeitamente. Vale conferir a trilha mas a série em si eu não tenho certeza se vou lembrar daqui alguns meses.

Rate : ✦✦✦✧✧

 

Share this:
Like this:Like Loading...