Nesta sexta-feira, dia 12, Jonas Gabriel lança seu primeiro livro, A curva de um sorriso. Produzido de forma independente, o livro reúne frases inéditas e outras já publicadas no Instagram do autor. Foi lá que ele conquistou leitores, postando diariamente frases com pensamentos sobre amor, saudades e amizade, entre outros temas que permeiam a vida de todos nós.
O evento de lançamento acontece a partir das 20h, na Biblioteca Municipal de Bauru. Por lá, será possível comprar um exemplar, receber autógrafo e bater um papo com Jonas. Por aqui, nós antecipamos a conversa. Confira a entrevista:
Em que momento você decidiu lançar o livro?
O livro foi uma necessidade. Havia um clamor dos meus leitores pedindo uma publicação, e sentindo-me preparado para este novo desafio, me joguei e dei este presente para eles, é um sonho que se concretiza.
Como é lançar de forma independente? Quais as dificuldades?
Tirando as questões burocráticas das quais não me simpatizo muito, de resto foi mais tranquilo do que eu imaginava. Tive muitas pessoas que me ajudaram neste percurso, pessoas que conheci que tornaram esta publicação viável e tranquila. Confesso não ter sentindo as dificuldades.
Qual o papel da internet nessa sua obra?
Fundamental! Sem a internet e meus leitores nada do que está acontecendo seria possível. Acredito que a internet, quando bem usada é uma ferramenta de aproximação muito forte, ela pode te levar a lugares que jamais imaginou explorar.
Quem são seus leitores?
É tão forte para mim a palavra “leitor” que é difícil de definir. Tenho uma relação de carinho e muito respeito e tudo que faço e produzo é pensando neles.
Qual a principal temática do livro?
O livro não tem uma temática principal, é um livro de pequenos textos e frases do cotidiano. Você pode abri-lo e ler um texto aleatório, como pode lê-lo todo de uma vez, aí fica a seu critério.
Bauru dá espaço para a literatura?
Vejo movimentações culturais muito interessantes voltadas a literatura na cidade, por exemplo a Biblioteca Quinto Elemento, O Sarau do Viaduto, todos estes projetos organizados pelo meu parceiro Renato Bueno e o pessoal do Hip-Hop. Mas ainda está longe do ideal, é preciso uma participação maior da prefeitura, um investimento real nestes projetos. Seguir o exemplo de cidades vizinhas como Lençóis Paulista e Dois Córregos, que investem e são referências na região quando o assunto é literatura.
Quer saber mais sobre Jonas? Confira a matéria que publicamos em 2017
Serviço
Data: sexta-feira, 12 de janeiro
Horário: 20h
Local: Biblioteca Municipal de Bauru, na avenida Nações Unidas, 8-9, centro